O olfato é um dos cinco sentidos do corpo humano, e através dele conseguimos detectar os mais distintos odores.
Com a Pandemia de COVID-19 o olfato ganhou um maior destaque, visto que a perda olfatória é um dos principais sintomas desencadeados por essa doença.
Foi a partir daí que começou a surgir um movimento na pesquisa científica para desenvolver melhores técnicas de identificação e tratamento da perda ou alteração do olfato.
Por que é importante testar o olfato?
O olfato é um dos sentidos mais importantes. Através dele conseguimos manter o cuidado com a higiene pessoal, qualidade de vida e segurança pessoal, como ao perceber um vazamento de gás ou se os alimentos estão estragados, por exemplo.
Para que serve o teste olfatório?
O Teste Olfatório trata-se de um teste simples, mas muito esclarecedor, que se caracteriza por testar se a pessoa consegue sentir e/ou distinguir cheiros facilmente reconhecidos, como o cheiro do café, do chocolate, entre outros, ajudando na identificação precoce das alterações do olfato.
Ele deve ser realizado sempre que houver alguma perda de olfato percebida pela própria pessoa, ou alertada por algum familiar ou amigo que perceber o problema.
Como realizar o teste olfatório OLFATO-UP
O teste olfatório OLFATO-UP é um teste qualitativo, em que diversos odores são apresentados ao paciente para tentar discriminar os diferentes cheiros. É um teste rápido e de fácil aplicação.

Para a correta aplicação, é indicado que o teste seja realizado pelo médico, sem que o paciente tenha acesso ao caderno de gabarito.
Assista ao vídeo abaixo para obter maiores detalhes:
https://www.youtube.com/watch?v=zmoM7tX3E7Y
Produtos desenvolvidos para o tratamento da perda de olfato e paladar decorrente de Covid-19, gripe, resfriado ou trauma.